top of page

Análise do pH da água do Charco Pedagógico




Hoje fizemos uma atividade muito interessante, sobre o pH, em conjunto com os docentes: Guida Pereira, Pedro Gual e Marisela Oliveira e aprendemos que os químicos classificam as substâncias de acordo com as suas propriedades. Uma das classificações possíveis consiste em agrupar as substâncias em ácidas, básicas ou neutras, para isso temos que saber o valor do pH de cada uma delas.

Todas as substâncias têm um valor de pH porque podem ser ácidas, básicas ou neutras. O pH representa-se por um número de 0 a 14, sendo a de pH 0 a mais ácida, 7 a neutra e 14 a mais básica.

Primeiramente, com as folhinhas de couve roxa, água quente e papel de filtro, fizemos um indicador de pH caseiro que nos ajudou, juntamente com um medidor de pH de tiras e um medidor digital a comparar diversas substâncias e diferentes líquidos, incluindo o sumo de limão, detergente da roupa, água da torneira, água do charco, lixívia, limpa-vidros, leite, vinagre, refrigerante, ...

Esta atividade foi extremamente importante não só para satisfazer a nossa curiosidade e aprendermos coisas novas, como também permitiu monitorizar a água do nosso charco pedagógico. Descobrimos que o seu pH, neste momento, encontra-se a 6,8 ou seja muito próximo do pH neutro o que nos deixou bastante contentes, porque assim o nosso charco está com as condições favoráveis ao desenvolvimento da biodiversidade.



18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page