CUIDAR DE UM CHARCO É CUIDAR DA VIDA
Contribuir para a biodiversidade é um dever de cidadania de todos nós. Em breve o nosso charco irá tornar-se num pequeno paraíso para uma miríade de animais e plantas, um microcosmos do mundo natural, com predadores e decompositores herbívoros, algas e variedades botânicas que irão proporcionar muitas horas de observação e descoberta.
SOBRE NÓS
Somos o Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE) da Escola EB do Parque, escola que faz parte do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira.
A implementação do charco permitirá desenvolver um conjunto de atividades focadas num sistema de biodiversidade autossustentável. Para concretizar tal projeto, o CCVnE estabeleceu uma parceria com o Planetário - Casa da Ciência de Braga, dada a experiência que possui na implementação/exploração pedagógica de charcos.
Além de permitir que os alunos aprendam sobre biodiversidade, ao mesmo tempo que desenvolvem competências sociais e de cidadania, com este projeto pretendemos também estimular a aproximação à escola dos restantes elementos da comunidade, em particular dos encarregados de educação, através da implementação de um conjunto de atividades onde a interação entre os vários agentes educativos será privilegiada.
Os nossos Objetivos
- Estimular a curiosidade e a cultura científica junto da população escolar no início do seu percurso;
- Promover a comunicação em ciência junto da comunidade local;
- Incentivar o interesse pela biodiversidade e sua importância na vida na Terra;
- Enriquecer os conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável;
- Promover o sentimento de pertença e de responsabilidade;
- Permitir a criação de dinâmicas e troca de experiências entre alunos e professores;
- Conhecer e identificar as espécies de seres vivos lá existentes e, desta forma, criar aprendizagens essenciais para a proteção e conservação da biodiversidade.