top of page

Classificação das rochas do Charco Pedagógico da EB do Parque

Atualizado: 26 de mar.


Os alunos do 4ºA são uns autênticos cientistas e aprendem em colaboração com a natureza! Desta vez, desafiaram as professoras Guida e Marisela a ajudá-los a descobrir e a classificar as rochas que limitam o Charco Pedagógico da EB do Parque.

Com base numa chave dicotómica e na modalidade de trabalho de grupo, classificaram as rochas segundo a sua cor, textura, dureza, cheiro, composição química, forma dos grãos minerais e o modo como estes estão dispostos.

A Terra é de facto um planeta dinâmico estando em constante transformação e evolução. As rochas não são eternas, elas também se alteram por ação do vento, da água, da temperatura, da gravidade e dos seres vivos.

As rochas são agregados naturais de um ou mais minerais que surgem naturalmente e com características diversas. Elas têm, cada uma, a sua função. São usadas de acordo com os componentes que as caracterizam. Por exemplo, a argila serve para fazer telhas, já o mármore é um bom material para esculturas, e quase todas são usadas na construção civil.

Assim, se compreende que lá em casa, se a bancada da cozinha for de calcário ou de mármore, devamos ter cuidados especiais ao espremer limão pois, o seu sumo, tem ácido cítrico que corrói a nossa bancada.

Foi um estudo que estimulou o interesse pelo saber e pela pesquisa.

Descobrimos que o Charco tem imensas rochas das quais se destacam: o calcário; micas (moscovite e biotite); gnaisse e o quartzito.

 




É caso para concluir que estamos SEMPRE a aprender, seduzidos pela Natureza e pela Ciência.

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page